Verdelário 1: o vocabulário do verde

Por Legado Verde

O verdelário, trocadilho do universo verde com vocabulário, traz a definição bem resumida do que é o quê. Veja a seguir denominações utilizadas no paisagismo e no comércio de plantas que definem seis tipos de vegetação.

 

O QUE É PLANTA NATIVA?

É a denominação de espécie vegetal que ocorre naturalmente em uma determinada área ou ecossistema. Ocupa esse local porque ali evoluiu ou chegou através de processos de dispersão natural, sem a intervenção humana.

Exemplo de planta nativa: pau-brasil, Paubrasilia echinata, árvore, símbolo do Brasil e nativa do bioma Mata Atlântica. Tem ocorrência natural do Rio Grande do Norte até o Rio de Janeiro.

Pau-brasil, Paubrasilia echinata. Fotos divulgação.

 

O QUE É PLANTA EXÓTICA?

É a espécie vegetal que se estabelece em área ou ecossistema diferente do seu habitat original. Geralmente introduzida intencional ou acidentalmente por intervenção humana.

Exemplo de planta exótica: flamboiã, Delonix regia, árvore nativa de Madagascar, bastante ornamental e presente em quase todo território nacional. Foi introduzida no Brasil no final do século XIX.

Flamboiã, Delonix regia. Fotos divulgação.

 

O QUE É PLANTA EXÓTICA INVASORA?

É a denominação dada para espécie vegetal exótica que sem a intervenção direta humana, avança sobre outros territórios e coloca em risco habitat naturais causando impactos ambientais.

Exemplo de planta exótica invasora: nativa da Ásia Tropical o lírio-do-brejo, Hedychium coronarium, alastra-se rápido em zonas úmidas. Comum nas faixas litorâneas, esta espécie agressiva requer atenção.

Lírio-do-brejo, Hedychium coronarium. Fotos divulgação.

 

O QUE É PLANTA ENDÊMICA?

Espécie vegetal que ocorre com exclusividade em determinada área ou região, por limitações climáticas, biológicas ou por barreiras físicas.

Exemplo de planta endêmica: encontrado apenas em Vitória da Conquista, em área no alto da Serra do Periperi, o cabeça-de-frade, Melocactus conoides, está em perigo de extinção.

Cabeça-de-frade, Melocactus conoides. Foto divulgação.

 

O QUE É PLANTA ORNAMENTAL?

Trata-se de espécie vegetal cultivada por atributos físicos e estéticos, revelados pelas cores, formas e dimensões de raízes, troncos, galhos, folhas, flores e frutos, bem como por atributos sensoriais encontrados em texturas, aromas, odores e sabores.

Exemplo de planta ornamental: arbusto nativo da Mata Atlântica, o manacá-de-cheiro, Brunfelsia uniflora, destaca-se pela copa densa, pelo colorido de suas flores e pelo odor suave que produzem.

Manacá-de-cheiro, Brunfelsia uniflora. Fotos divulgação.

 

O QUE É PLANTA TÓXICA?

Espécie vegetal que ao ser ingerida, inalada ou tocada, pode desencadear reações alérgicas, intoxicação grave e dependendo da quantidade consumida, pode levar animais e humanos ao óbito.

Exemplo de planta tóxica: o tinhorão, Caladium bicolor, contém oxalato de cálcio em suas folhas, flores, sementes e bulbo, que ingerido provoca, edemas nos lábios, boca e língua, náusea, diarreia, vômito, salivação e até mesmo asfixia.

Tinhorão, Caladium bicolor. Fotos divulgação.

 

É importante estudar a origem das espécies vegetais, seja para o cultivo, para projetos paisagísticos ou para o comércio. Se cada região for beneficiada com a sua própria vegetação, estaremos contribuindo com a perpetuação das espécies brasileiras, com o ecossistema e a comunidade local.

Junte-se ao Legado Verde na construção e na preservação do amanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

186 Visualizações