10 frutos nativos do bioma Amazônia

Por Legado Verde

No Brasil mais de 90% dos frutos comercializados em feiras, mercados e hortifrútis das grandes metrópoles são de espécies exóticas. Grande parte dos frutos nativos são pequenos, frágeis, sensíveis ao manuseio, amadurecem muito rápido o que dificulta o manuseio e a logística. Estes são alguns dos fatores que os tornam inadequados para fins comerciais, mas isso não quer dizer que não possam ser cultivados em pomares, praças, parques e até mesmo nos jardins das grandes cidades brasileiras.

Para ilustrar essa possibilidade, foram selecionadas 10 espécies de frutas nativas de cada bioma brasileiro que podem ser colhidos e consumidos ao natural. Começamos com o bioma Amazônia.

AbiuPouteria caimito, é uma fruta exótica muito saborosa e doce. É consumido somente ao natural e apesar de todas suas excelências e qualidades, o abieiro permanece como árvore frutífera de quintal e alguns pomares não comerciais. Colheita de abril a junho.

BacupariGarcinia gardneriana, regularmente cultivada em pomares das regiões sul e sudeste, os frutos são consumidos direto do pé, tem polpa branca muito suculenta de sabor agridoce a doce que amadurecem entre outubro e janeiro.

CajuíAnacardium giganteum, os pseudofrutos contém polpa agridoce e de sabor agradável. Suas castanhas torradas são também comestíveis. Os frutos amadurecem de dezembro a abril e podem ser encontrados nas feiras e mercados da região Norte.

Castanha-do-paráBertholletia excelsa, abundante em seu habitat onde provem a maior parte de sua produção. Seus frutos são colhidos no chão e suas amêndoas podem ser consumidas cruas ou torrados. Os frutos amadurecem de dezembro a março.

InajáAttalea maripa, o inajazeira é uma palmeira alta e exuberante. O fruto possui uma coloração amarelo-claro, e sua polpa é pastosa e fibrosa, doce, suculenta, oleosa e bem aromática. Produz no verão.

MongubaPachira aquática, frutos semelhantes ao do cacaueiro, é uma árvore bastante utilizada no paisagismo da região sudeste. Suas sementes podem ser consumidas cruas ou torradas. Frutifica de abril a junho.

Murici-vermelhoByrsonima arthropoda, fruto com textura crocante, de sabor agridoce, que lembra o da maçã. Também empregado no preparo de geleias, sorvetes e molhos salgados. Frutifica duas vezes por ano, de fevereiro a março e de junho a agosto.

PajuráCouepia bracteosa, fruto pouco conhecido, de forma arredonda, com casca quebradiça, polpa espessa, aromática e oleosa, de sabor doce e agradável. Maturação no final do verão.

SorvaCouma utilis, conhecida também como uva-amazônica, são frutos globosos semelhante à baga e polpa de sabor adocicado. São muito apreciados localmente. Colheita de setembro a novembro.

UxiEndopleura uchi, consumido localmente como fruta fresca, suco, creme, doce e sorvete, cuja qualidade é excelente. Tem sabor e aroma muito agradáveis. Amadurecem de janeiro a março.

Junte-se ao Legado Verde na construção e na preservação do amanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1262 Visualizações