Verdelário 4: o vocabulário do verde

Por Legado Verde

O verdelário, trocadilho do universo verde com vocabulário, traz a definição bem resumida do que é o quê. Veja a seguir denominações utilizadas no paisagismo e no comércio de plantas que definem seis tipos de vegetação.

 

O QUE É PLANTA EPÍFITA?

Espécie vegetal que se desenvolve e vive sobre outras plantas sem retirar nenhum nutriente ou outro recurso de sua hospedeira. São encontradas com facilidade nas copas, nos troncos e nos galhos de árvores das matas úmidas tropicais.

Exemplo de planta epífita: as bromélias, orquídeas e samambaias são os representantes mais conhecidos. Destaque para a bromélia vriesea, Vriesea inflata, endêmica das florestas da Mata Atlântica.

Bromélia vriesea, Vriesea inflata. Fotos divulgação.

 

O QUE É PLANTA HEMIEPÍFITA?

Espécie vegetal com ciclo inicial epífito. Durante o seu crescimento a planta emite raízes aéreas que, ao atingirem o solo, aceleram o seu desenvolvimento. Subdividem-se em primárias, acima, e secundárias, com o ciclo inverso.

Exemplo de planta hemiepífita: a monstera-adansoni, Monstera adansonii, inicia o ciclo no solo, fixa-se ao tronco de uma árvore e cresce rumo ao dossel, onde atinge a sua plenitude. É uma hemiepífita secundária.

Monstera-adansoni, Monstera adansonii. Fotos divulgação.

 

O QUE É PLANTA PARASITA?

Espécie vegetal desprovida de clorofila, que se fixa a planta hospedeira para extrair água e nutrientes, já que não consegue realizar a fotossíntese. Floresce e dá frutos atrativos aos pássaros, seu principal dispersor.

Exemplo de planta parasita: o cipó-chumbo, Cuscuta racemosa, é encontrado no Cerrado e na Mata Atlântica. Sua coloração amarela lembra espaguete e fios de ovos. Desenvolve-se rapidamente.

Cipó-chumbo, Cuscuta racemosa. Fotos divulgação.

 

O QUE É PLANTA HERBÁCEA?

Espécie vegetal, geralmente de porte pequeno, que não possui caule lenhoso, mas flexível e verde. As herbáceas são conhecidas também como ‘ervas’ e podem ter ciclos de vida anuais, bianuais ou perenes. Normalmente florescem na primavera.

Exemplo de planta herbácea: o belo falso-íris, Neomarica caerulea, tem ciclo perene, floresce na primavera e no verão. É endêmico da Mata Atlântica, nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Falso-íris, Neomarica caerulea. Fotos divulgação.

 

O QUE É PLANTA SUCULENTA?

Espécie vegetal que evoluiu em regiões de clima árido ou semiárido. Com isso, consegue reservar em suas partes, caule, folhas ou raízes, uma grande quantidade de água para sobreviver em períodos maiores de estiagem.

Exemplo de planta suculenta: o xiquexique, Xiquexique gounellei, é um cacto nativo da Caatinga, nos estados do nordeste brasileiro. Os frutos possuem polpa rosa-intenso e são repletos de sementes pretas.

Xiquexique, Xiquexique gounellei. Fotos divulgação.

 

O QUE É PLANTA CARNÍVORA?

Espécie vegetal que possui a capacidade de atrair, capturar e digerir insetos e outros pequenos animais. A planta utiliza os nutrientes das presas como complemento alimentar, graças a presença de enzimas digestivas em suas folhas modificadas.

Exemplo de planta carnívora: a delicada Drosera schwackei é uma espécie endêmica da Serra do Espinhaço, estado de Minas Gerais. As gotículas pegajosas são seu principal mecanismo de captura.

Drosera, Drosera schwackei. Fotos divulgação.

 

É importante estudar a origem das espécies vegetais, seja para o cultivo, para projetos paisagísticos ou para o comércio. Se cada região for beneficiada com a sua própria vegetação, estaremos contribuindo com a perpetuação das espécies brasileiras, com o ecossistema e a comunidade local.

Junte-se ao Legado Verde na construção e na preservação do amanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

689 Visualizações