Verdelário 3: o vocabulário do verde

Por Legado Verde

O verdelário, trocadilho do universo verde com vocabulário, traz a definição bem resumida do que é o quê. Veja a seguir denominações utilizadas no paisagismo e no comércio de plantas que definem seis tipos de vegetação.

 

O QUE É PLANTA PERENE?

Espécie vegetal cujo tempo de vida é longo ou indeterminado. Vivem por mais de dois anos em condições naturais e induzem floração por vários ciclos, sem morrer logo em seguida.

Exemplo de planta perene: a flor-de-são-miguel, Petrea volubilis, é uma trepadeira muito ornamental, nativa dos biomas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Floresce na primavera e no verão.

Flor-de-são-miguel, Petrea volubilis. Fotos divulgação.

 

O QUE É PLANTA ANUAL?

É a denominação dada para espécies vegetais que vivem apenas um ciclo biológico, ou seja, naturalmente germinam, crescem, florescem e morrem no período de um ano (12 meses ou 4 estações).

Exemplo de planta anual: a onze-horas, Portulaca grandiflora, é uma suculenta nativa desde o Sul do Brasil até a Argentina. Desenvolve flores grandes e vistosas, que abrem sob o sol e duram poucas horas.

Onze-horas, Portulaca grandiflora. Fotos divulgação.

 

O QUE É PLANTA BIANUAL OU BIENAL?

Espécie vegetal que leva 2 anos (24 meses ou 8 estações) para completar o seu ciclo biológico naturalmente. A planta cresce no primeiro ano, floresce no segundo e morre em seguida.

Exemplo de planta bianual: a exótiva violeta-persa, Exacum affine, é uma herbácea das regiões rochosas do Iêmen, no Oriente Médio. Entre as nativas encontradas no comércio, não há espécie bianual.

Violeta-persa, Exacum affine. Fotos divulgação.

 

O QUE É PLANTA PIONEIRA?

Espécie vegetal que se desenvolve em locais inóspitos, capaz de manter-se com poucos recursos. Tem crescimento rápido e vida curta. Produz muitas sementes. Morta, libera nutrientes no solo, sendo fundamental na recuperação de áreas degradadas.

Exemplo de planta pioneira: a bela embaúba-prateada, Cecropia hololeuca, nunca passa desapercebida na vegetação, destaca-se pela copa de coloração esbranquiçada e pelo porte alto e esguio.

Embaúba-prateada, Cecropia hololeuca. Fotos divulgação.

 

O QUE É PLANTA SECUNDÁRIA?

Espécie vegetal que entra na sucessão da planta pioneira. As plantas secundárias são subdivididas em inicial e tardia. A inicial tem crescimento rápido e ciclo de vida curto. Já a tardia, apresenta crescimento moderado e ciclo de vida longo.

Exemplo de planta secundária: o belo ipê-amarelo, Handroanthus chrysotrichus, é nativo da Mata Atlântica, do Espírito Santo até Santa Catarina. É uma árvore de médio porte, muito utilizada no urbanismo.

Ipê-amarelo, Handroanthus chrysotrichus. Fotos divulgação.

 

O QUE É PLANTA CLIMÁCICA?

Espécie vegetal de final de sucessão (clímax), aparece após as plantas secundárias tardias. Germina e desenvolve-se melhor à sombra. Tem crescimento lento e ciclo de vida muito longo. Possui frutos e sementes maiores que de seus antecessores.

Exemplo de planta climácica: a sapucaia, Lecythis pisonis, possui copa densa, flores violáceas e frutos saborosos. É encontrada na floresta pluvial atlântica e nas matas inundáveis da Amazônia.

Sapucaia, Lecythis pisonis. Fotos divulgação.

 

É importante estudar a origem das espécies vegetais, seja para o cultivo, para projetos paisagísticos ou para o comércio. Se cada região for beneficiada com a sua própria vegetação, estaremos contribuindo com a perpetuação das espécies brasileiras, com o ecossistema e a comunidade local.

Junte-se ao Legado Verde na construção e na preservação do amanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

284 Visualizações