Verdelário 2: o vocabulário do verde

Por Legado Verde

O verdelário, trocadilho do universo verde com vocabulário, traz a definição bem resumida do que é o quê. Veja a seguir denominações utilizadas no paisagismo e no comércio de plantas que definem seis tipos de vegetação.

 

O QUE É PLANTA PANC?

Abreviação de Plantas Alimentícias Não Convencionais. São plantas que podem ter suas raízes, caules, folhas, flores e frutos consumidos como fonte de alimento e nutrição.

Exemplo de PANC: flor-do-guarujá ou chanana, Turnera subulata, planta popular em quase todo território brasileiro. As folhas frescas são utilizadas na infusão de chá e refresco; as flores, colhidas pela manhã, servem para o preparo de saladas ou de geleia.

Flor-do-guarujá ou chanana, Turnera subulata. Fotos divulgação.

 

O QUE É PLANTA DANINHA?

Espécie vegetal que nasce de forma espontânea e indesejável. De difícil controle, desenvolve-se rapidamente em diferentes condições ambientais, tem alta taxa reprodutiva e fácil disseminação de sementes.

Exemplo de planta daninha: corda-de-viola, Ipomoea triloba, nativa, mas não endêmica, é uma trepadeira anual encontrada em todos os biomas e considerada uma praga difícil de controlar na agronomia.

Corda-de-viola, Ipomoea triloba. Fotos divulgação.

 

O QUE É PLANTA MEDICINAL?

Espécie vegetal com substâncias, ou princípio ativo, encontradas em suas raízes, caules, folhas, flores ou frutos, e que são utilizadas de forma terapêutica para aliviar, tratar ou curar enfermidades.

Exemplo de planta medicinal: carqueja, Baccharis trimera, arbusto nativo do Sul e Sudeste do Brasil. Na medicina popular, as folhas são utilizadas em chás para tratar problemas digestivos.

Carqueja, Baccharis trimera. Fotos divulgação.

 

O QUE É PLANTA SEMPRE-VIVA?

Espécie vegetal que consegue preservar características naturais como cor, textura e forma, após ser colhida e desidratada.

Exemplo de planta sempre-viva: encontrado nos campos úmidos do Brasil Central, o capim-dourado, Syngonanthus nitens, é uma herbácea perene, muito utilizada na confecção de vários tipos de objetos, como bolsas, colares, brincos, cestos, etc.

Capim-dourado, Syngonanthus nitens. Fotos divulgação.

 

O QUE É PLANTA HÍBRIDA?

É o resultado do cruzamento induzido entre duas espécies selecionadas, de linhagens puras diferentes, com características homogêneas entre si. Procedimento utilizado para se obter exemplares novos com os melhores atributos herdados de seus genitores.

Exemplo de planta híbrida: Fuchsia hybrida é o nome científico dado a vários brincos-de-princesa híbridos. Aqui, um exemplar com cores semelhantes à nossa Fuchsia regia, nativa da Mata Atlântica.

Variedades de brincos-de-princesa, Fuchsia hybrida. Fotos divulgação.

 

O QUE É PLANTA NATURALIZADA?

Espécie exótica, introduzida pelo homem, que se adapta ao novo ambiente, capaz de formar população persistente e de conviver com espécies nativas sem interferir no ecossistema natural.

Exemplo de planta naturalizada: o singônio, Syngonium angustatum, é nativo desde o México até a Colômbia. Espécies rústica e bastante empregada no paisagismo e no comércio de plantas domésticas.

Flores, exemplar adulto e exemplares jovens de singônio, Syngonium angustatum. Fotos divulgação.

 

É importante estudar a origem das espécies vegetais, seja para o cultivo, para projetos paisagísticos ou para o comércio. Se cada região for beneficiada com a sua própria vegetação, estaremos contribuindo com a perpetuação das espécies brasileiras, com o ecossistema e a comunidade local.

Junte-se ao Legado Verde na construção e na preservação do amanhã.

2 comentários em “Verdelário 2: o vocabulário do verde

Por Legado Verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

358 Visualizações