Consegue identificar as plantas que ilustram o nosso logo?
Entre tantas espécies representativas da flora brasileira, o critério foi selecionar algumas que atendessem a cinco requisitos básicos: ter ao menos um exemplar de cada bioma; ter tipos de vegetações diferentes e que não fossem tão óbvios; que agregassem mais visibilidade à marca pelas cores e formas; e que tivessem algum valor afetivo.
ESPÉCIES ESCOLHIDAS:
No sentido horário temos na parte superior um conjunto de cactos – Cereus jamacaru.
Tanto a planta quanto seus frutos são consumidos como alimento na região Nordeste do Brasil. Seu formato piloso e característico ilustra histórias e gravuras da cultura popular. É um representante dos cactos e do bioma Caatinga.
Logo abaixo deles vem os frutos de açaí – Euterpe oleracea.
Graças a produção abundante de frutos, o açaizeiro tornou-se bastante conhecido em todo país. A fruta ganhou destaque na culinária por suas propriedades nutricionais e por sua textura peculiar. É um representante das palmeiras e pertence ao bioma Amazônia.
Na sequência, um representante das bromélias – Bromelia guzmania.
Exemplar bastante ornamental, típico das florestas tropicais e encontrada em todo território nacional. Antes de ser cultivada por produtores, foi alvo de extração criminosa na natureza, beirando o risco de extinção.
Abaixo temos os frutos do guaraná – Paullinia cupana.
Fruto do bioma Amazônia e conhecido no mundo todo pela bebida produzida por ele, de sabor doce e marcante. Por suas propriedades medicinais é conhecido também como antidepressivo, estimulante e digestivo. Representante das trepadeiras.
Mais abaixo vem a folha de guaimbê – Thaumatophyllum bipinnatifidum.
Representante arbustivo, bem ornamental, do bioma Mata Atlântica. Bastante empregado no paisagismo por sua rusticidade, versatilidade e plasticidade de suas folhas exuberantes.
Na sequência, pitangas – Eugênia uniflora.
Entre as diversas frutas nativas que ocorrem no bioma Pampa a pitanga se destaca junto ao araçá, o butiá e a feijoa. Representante das árvores frutíferas, é encontrada também nos biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.
A flor do maracujá – Passiflora caerulea.
Exemplar exótico que chamou a atenção dos colonizadores no século XV. Carrega um simbolismo religioso em seu nome, é conhecida como fruta-da-Paixão. É representante das herbáceas frutíferas e do bioma Mata Atlântica.
Do lado esquerdo temos folhas de jatobá-do-cerrado – Hymenaea stilbocarpa.
Quando adulta se torna uma árvore vistosa que se destaca entre outras representantes do bioma Cerrado. Seus frutos são utilizados na culinária e na produção de geleias e licores.
E no centro temos a vitória-régia – Victoria amazonica.
Lendária representante aquática presente em nosso folclore. Cobiçada no mundo todo, seja pelo seu tamanho – pode ter 2,5m de diâmetro, seja por sua forma de bandeja. Presente nos biomas da Amazônia e do Pantanal.
Olhares mais atentos podem questionar – E a libélula?
A libélula vermelha – Erythrodiplax castanearepresenta, é uma espécie também nativa, e por ser um dos seres vivos mais antigos do mundo, representa o legado.
Junte-se ao Legado Verde na construção e na preservação do amanhã.
I do not even know how I ended up here, but I thought this post was good.
I do not know who you are but definitely you’re going
to a famous blogger if you aren’t already 😉 Cheers!