10 frutos nativos do bioma Pampa

Por Legado Verde

O Pampa apresenta grande diversidade vegetal, constituída por espécies herbáceas, com uma grande diversidade de gramíneas, arbustos e árvores de pequeno porte. A paisagem é constituída principalmente por campos naturais, apresentando regiões com matas restritas às margens dos locais onde o relevo é mais acidentado. Confira alguns frutos que podem ser provadas ao natural:

AguaiPouteria gardneriana, frutos periformes ou arredondados, lisos, avermelhados, com polpa carnosa, branca e de sabor doce, contendo de uma a duas sementes. A maturação ocorre de fevereiro a março.

AraçaPsidium cattleianum, frutos amarelados ou vermelho-escuros, polpa suculenta na cor creme, com sabor doce-acidulado muito agradável. São ricos em vitamina C e compostos antioxidantes. Frutifica de janeiro a março.

ButiaButia odorata, a cor dos frutos maduros varia do amarelo claro ao vermelho-escuro, com sabor de ácido a adocicado. Entre os usos, destacam-se o consumo ao natural, a produção de licores, sucos, geleias, sorvetes, bolos e bombons. Colheita dos frutos se dá de maio a agosto.

Chal-chalAllophylus edulis, frutos vermelhos, lisos, abundantes, com pouca polpa, de sabor doce. As sementes são consumidas torradas e salgadas. Bastante atrativo para a fauna. Frutifica de novembro a dezembro.

FeijoaAcca sellowiana, frutos piriformes ou arredondados, casca verde de textura firme e polpa macia, suculenta e doce, as pétalas das flores também são comestíveis. Também conhecida como goiaba-serrana, é apreciada para consumo ao natural, na forma de sucos e geleias. Frutifica de janeiro a março.

GuabijuMyrcianthes pungens, frutos globosos, velutino, de cor negro-violáceo, com polpa suculenta, de sabor doce e agradável. A maturação ocorre de janeiro a março.

GuabirobaCampomanesia xanthocarpa, frutos arredondados, lisos, amarelos ou alaranjados, com polpa suculenta, firme e de sabor doce. A maturação ocorre de novembro a dezembro.

Pêssego-do-matoEugenia myrcianthes, frutos subglobosos, velutino, com casca fina e amarela contendo polpa suculenta, aromática, de sabor doce-acidulado e um pouco agradável. A maturação ocorre de setembro a novembro.

PitangaEugenia uniflora, frutos globoso-costados, de tamanhos e cores variáveis, do vermelho claro ao vinho escuro. Possui polpa suculenta, com sabor doce ou acidulado. São fonte de carotenóides e antocianinas. Frutifica de outubro a janeiro.

Sombra-de-touroAcanthosyris spinescens, frutos globosos, lisos, amarelos, de casca fina, com polpa muito suculenta de sabor doce e agradável. Maturação de fevereiro a março.

Junte-se ao Legado Verde na construção e na preservação do amanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2414 Visualizações