10 frutos nativos do bioma Caatinga

Por Legado Verde

A Caatinga é um bioma brasileiro que apresenta clima semiárido, vegetação com pouca folhas e adaptadas para os períodos de longa estiagem e até mesmo escassez de água. Possui uma grande biodiversidade bem adaptada às condições climáticas e de solo, entre eles estão os frutos nativos que existem somente nessa região.

AraticumAnnona vepretorum, conhecida também como pinha-da-caatinga, fruto composto, verde e quase lisos, contendo muitas semente envoltas por uma polpa, suculenta de sabor doce-acidulado. Amadurecem no verão.

CajuAnacardium occidentale, muito conhecido e apreciado por seu sabor doce e adstringente. O caju é um pseudofruto encontrado na caatinga, em várias regiões do cerrado e regiões litorâneas da mata atlântica. Suas castanhas, torradas, tem alto valor comercial. O maior cajueiro do mundo está localizado em Parnamirim/RN.

ChicháSterculia striata, frutos do tipo cápsula, lenhosos, contendo castanhas comestíveis com sabor adocicado e muito característico, que podem ser comidas cruas ou torradas. Amadurecem de junho a gosto.

Fruto-do-mandacaruCereus jamacaru, fruto do tipo baga, vermelho-arroxeado, liso, contendo polpa farinácea-suculenta, branca, de sabor levemente doce com minúsculas sementes. Os frutos amadurecem no verão.

LicuriSyagrus coronata, conhecida como palmeira-sertaneja, produz cachos com frutos globosos, lisos, de cor amarela, com polpa fibro-carnosa, de sabor adocicado. Frutifica de novembro a abril.

Limãozinho-do-matoXimenia coriacea, frutos lisos, amarelos e vermelhos, de polpa suculenta, esbranquiçada e de agradável sabor acidulado. Planta muito resistente a seca. Popular no vale do São Francisco. Frutifica de novembro a março.

JuáZiziphus joazeiro, frutos globosos, de casca fina, amarelada e de superfície áspera, com polpa carnosa e relativamente fina, de sabor adocicado e rica em vitamina C. A maturação ocorre de junho a julho.

MangabaHancornia speciosa, os frutos são bagas amarelas pontilhadas de vermelho, com polpa carnosa-viscosa de sabor doce-acidulado, muito utilizados também no preparo de sucos e sorvetes. Maturação de outubro a março.

QuixabaSideroxylon obtusifolium, frutos globosos, de casca lisa, negro-violácea, com polpa suculenta de sabor muito doce e agradável, com uma semente. Maturação de janeiro a fevereiro.

UmbuSpondias tuberosa, frutos globosos ou ovoides, de cor verde-amarelo, providos de polpa suculenta e sem fibras, com sabor doce-acidulado e muito agradável. Amadurecem de Janeiro a fevereiro.

Junte-se ao Legado Verde na construção e na preservação do amanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6290 Visualizações