10 frutos nativos do bioma Pantanal

Por Legado Verde

Por ser um bioma com ligações próximas à Floresta Amazônica e ao Cerrado, a paisagem pantaneira é bem diversificada, com árvores de médio e grande porte, típicas da Amazônia, mas também conta com a presença de árvores tortuosas de baixo e médio porte, muito comuns no Cerrado. As planícies inundadas do Pantanal possuem uma vegetação típica dessa localidade, como os vegetais aquáticos. Nas áreas não tão alagadas, a presença de árvores do Cerrado é frequente, como os ipês e buritis. Conheça 10 frutos desta região:

AcuriAttalea phalerata, também chamado de bacuri, fruto elipsoide, liso e roxo-amarelado, com endocarpo muito duro, com polpa espessa e fibro-suculento de cor amarela, doce e aromática. Frutifica no verão.

Água-pombaMelicoccus lepidopetalus, frutos subglobosos ou ovoides, lisos e amarelos, contendo polpa suculenta de sabor agridoce. Amadurecem no final da primavera.

Esporão-de-galoCeltis iguanaea, fruto esférico, liso e vermelho-alaranjado, com polpa suculenta amarela, de sabor adocicado. Maturação de fevereiro a março.

Goiaba-mirimPsidium striatulum, fruto globoso ou ligeiramente piriforme, liso e verde-amarelado, com polpa carnosa vermelha, de sabor adocicado. Frutifica no verão.

GuaviraCampomanesia adamantium, fruto globoso, de casca lisa, verde-amarelado com polpa suculenta de cor clara e sabor doce-acidulado, com muitas sementes moles. É conhecido também como gabiroba, frutifica de novembro a dezembro.

Laranjinha-de-pacuPouteria glomerata, fruto globoso, grande, de casca amarelo espesso, contendo uma ou mais sementes envoltas por fina polpa amarelada de textura densa e sabor adocicado, Frutifica de fevereiro a junho.

PequiCaryoca brasiliense, o fruto maduro é de cor verde, possui em seu interior um caroço revestido por uma polpa macia e amarelada de gosto intenso, sendo a parte comestível da fruta. Frutificação ocorre entre dezembro e fevereiro.

Maracujá-do-matoPassiflora cincinnata, herbácea trepadeira com flores lilases, produzem frutos globosos, lisos, geralmente verdes, com polpa suculenta de sabor doce. Maturação de janeiro a maio.

MaroloAnnona coriacea, fruto composto, de formato oblongo a cordiforme, com polpa fibrosa e suculenta, de forte aroma e sabor doce pronunciado. Amadurece entre os meses de janeiro e março.

Olho-de-boiZiziphus mistol, fruto globoso, liso, roxo ou púrpuro, com polpa carnoso-suculenta, esbranquiçada, de sabor doce e agradável. Os frutos amadurecem de dezembro a janeiro.

Junte-se ao Legado Verde na construção e na preservação do amanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8817 Visualizações