A Mata Atlântica estende-se por toda costa litorânea das regiões Sul, Sudeste, e Nordeste do Brasil, o que a torna um bioma rico em biodiversidade. Possui uma variedade incrível de frutos diferentes, bastante atrativos para a fauna, e que vão muito além das conhecidas variedades de jabuticabas e uvaias. Confira algumas frutas que podem ser apreciadas diretamente do pé:
Cambuci – Campomanesia phae, frutos no formato de disco voador, lisos e esverdeados mesmo maduros, com polpa suculenta de sabor ácido mas agradável. Amadurecem de janeiro a fevereiro.
Cereja-do-rio-grande – Eugenia involucrata, frutos de formato elipsoides, glabros e brilhantes, vermelhos ou negro-violáceos, com polpa espessa carnosa-suculenta, de sabor doce, agridoce ou acidulado. Maturação de novembro a janeiro.
Cerejinha-silvestre – Eugenia mattosii, frutos subgloboso, de casca lisa, fina e brilhante, polpa doce sem acides. Muito empregada no paisagismo em canteiros, vasos e como bordaduras. Maturação de agosto a dezembro.
Louro-branco – Cordia taguahyensis, conhecido também como frutinha-de-leite, possui frutos de casca comestível e coloração branca e lisa, polpa suculenta e adocicada de cor creme. Frutifica de dezembro a maio.
Grumixama-preta – Eugenia brasiliensis, fruto semelhante a cereja-do-rio-grande, só que menor, com polpa espessa, branco-amarelada, suculenta e firme de sabor doce e agradável. Maturação de novembro a dezembro.
Guabiroba-juba – Campomanesia laurifólia, de sabor agridoce a doce, os frutos são consumidos ao natural e são muito atrativos para a fauna. É considerada uma das guarirobas de melhor paladar. Frutifica de outubro a dezembro.
Morango-silvestre – Rubus rosifolius, frutos agregados, com receptáculo frutífero vermelho, de superfície muricada, oco e carnoso, de sabor doce e agradável. Amadurecem durante o verão.
Pindaíba – Duguetia lanceolata, frutos compostos de cor vinácea com polpa suculenta, doce e de sabor agradável, consumidos localmente. Frutifica de janeiro a março.
Sapucaia – Lecythis pisonis, suas castanhas são consumidas cruas ou torradas e salgadas. Seus frutos são colhidos de agosto a setembro.
Tucum – Bactris ferrugínea, frutos globosos de palmeira, negro-violáceos, com polpa fina e suculenta de sabor muito doce e agradável. Frutifica de novembro a dezembro.
Junte-se ao Legado Verde na construção e na preservação do amanhã.
This piece of writing offers clear idea designed for the new
viewers of blogging, that really how to do blogging and site-building.
Great article.